IPVA 2016 RS: Detran, Pagamento

O IPVA 2016 RS é um dos impostos que mais preocupam os contribuintes. Quem tem veículo registrado nesse estado tem que tomar bastante cuidado com os prazos estabelecidos pelo Detran. O pagamento do IPVA 2016 RS ocorre desde o primeiro semestre, mas cada veículo tem um prazo diferente.

Se você já é acostumado a pagar esse imposto certamente já sabe que ocorre a publicação de um calendário por meio do qual é possível se informar sobre quando pagar o mesmo. Esse calendário quem define é o próprio Detran do estado do Rio Grande do Sul.

IPVA 2016 RS

IPVA 2016 RS

Procure pagar em dia esse imposto para que você evite qualquer incidência de juros. Anteriormente, os contribuintes tinham a opção de pagar apenas à vista, hoje em dia já está disponível o pagamento parcelado que pode ser feito em até 3 vezes sem incidência de juros. Mais adiante iremos conferir um pouco mais respeito das opções disponíveis para que você possa pagar o imposto. Você pode saber ainda mais sobre IPVA 2016, clique e confira.

Organizando com antecedência as pessoas conseguem pagar esse imposto em dia. Recomendamos que você faça isso e procure as informações sobre o mesmo diretamente no site do Detran. Tanto o calendário de pagamento como também a guia você podem ser consultados diretamente no site do Detran.

Valor e Pagamento IPVA 2016 RS

O valor do imposto é calculado de acordo com as características do veículo, sendo assim, ao emitir a guia de pagamento você terá conhecimento a respeito do valor que deverá ser pago.

O pagamento IPVA 2016 RS pode ser feito das seguintes maneiras:

  • Pagamento parcelado – até 3x, sem incidência de desconto, pagas de forma consecutivas;
  • Pagamento em cota única – com desconto de 10% – dentro do prazo de vencimento.

Essas são as opções disponíveis para você que tem um veículo registrado no estado do Rio Grande do Sul. Veja qual delas fica mais acessível para fazer a quitação do imposto.

O valor passa por uma pequena atualização todos os anos, quem já tem o hábito de pagar esse imposto sabe como funciona. Procure escolher qual a forma de pagamento que melhor se encaixa no seu orçamento mensal.

Emissão da Guia IPVA 2016 RS

Para sua facilidade é possível fazer a emissão da Guia IPVA 2016 RS através da internet. É comum que algumas pessoas tenham dúvidas sobre como efetuar esse procedimento. Para isso deixamos as instruções abaixo que mostram passo a passo como fazer a emissão.

Preencha os dados para emitir o documento.

Preencha os dados para emitir o documento.

  • Informe o número da Placa e clique no botão “Consultar”.

Tabela IPVA RS 2016

Para saber quando efetuar o pagamento deste imposto você precisa consultar a tabela calendário IPVA RS 20116. Quem disponibiliza essas informações é o DETRAN, mas para o ano de 2016 ele ainda não publicou as novas datas.

calendario

Acima disponibilizamos a tabela referente ao ano anterior. Assim que a tabela referente ao ano de 2016 estiver disponível iremos atualizar as informações.

Alguma Dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *